Gladson Turial, nascido em 12 de Outubro de 1944, capixaba, saiu de seu estado para o Rio de Janeiro durante a construção da Capital Federal no Planalto Central. Era Servidor Público, contador do Ministério da Educação e após um período no Rio de Janeiro foi transferido para Brasília a pedido do MEC. Tinha o sonho de ser advogado, mas devido as suas obrigações doutrinárias no Vale do Amanhecer abriu mão e empenhou-se em solidificar a obra de Tia Neiva.
A Iniciação do Mestre Gladson foi realizada no antigo Templo, no Mezanino, conhecida como Consagração de Sabá. Classificado e Consagrado na Condição de Adjunto de Povos como “Adjunto Arcano Raja” e posteriormente devido o preconceito dos “Adjuntos Ramas” em se achar melhores que os “Rajas” Pai Seta Branca mandou unificar todos como Adjuntos Ramas. Acumulava a função de Presidente dos Templos do Amanhecer de Arinos MG e São Francisco MG.
Era responsável por realizar várias caravanas aos Templos do Amanhecer a pedido de Tia Neiva, juntamente com os Adjuntos Ypuena e Cayrã, nossos saudosos mestres Lacerda e Antônio Carlos respectivamente. Tia Neiva afirmava que devido a grande afinidade entre eles que os Ministros Marabô, Ypuena e Cayrã eram irmãos. Mestre Gladson solidificou a doutrina em Arinos MG e São Francisco, Mestre Lacerda em Buritis MG e o Mestre Antônio Carlos em Formoso MG.
Vale ressaltar que nosso adjunto foi muito atuante como Instrutor de Elevação de Espadas tendo papel muito importante na implantação da Estrela Aspirante para os médiuns neste nível. Muito antes de a espiritualidade trazer a Estrela Aspirante Gladson já levava seus aspirantes na Estrela Candente onde procura ensinar como funcionava o trabalho. Essa prática despertou na espiritualidade a necessidade deste trabalho e após um tempo o trabalho foi trazido sobre a responsabilidade do Oráculo de Olorum.
Nosso Adjunto como tantos outros que ingressaram na doutrina tinha sérios problemas com álcool. Dona Almerinda, mãe do Gladson, juntamente com uma vizinha e alguns tios trouxeram nosso mestre ao Vale do Amanhecer. A sua irmã Yone Turial, 1º Tupinambá deste Amanhecer, era a sua escrava e componente do Povo Marabô.
O Mestre Gladson Turial desencarnou em 17 de Março de 1994 em razão de um Enfisema Pulmonar. Ele tinha desde criança tinha vários problemas respiratórios como asma e bronquite o que foi se agravando após o hábito do fumo adquirido ao longo da vida como nos contou sua irmã Dona Yone Turial. Se estivesse entre nós estaria fazendo 77 anos.
Registro aqui minha homenagem ao Mestre Gladson Turial, o único Adjunto Marabô, desta Doutrina do Amanhecer.
0 comentários:
Postar um comentário